Este ano o meu Natal foi diferente, estar casada tem destas coisas, e não fui como é hábito à minha avó no dia de Natal.
Como também não estive com a minha mãe, acabei por deitar umas lagrimazitas daquelas que só fazem bem quando me despedi no dia 24 naquele que intitulamos ser o nosso almoço de Natal, com direito a troca de prendas e tudo. Não me coibi de deitar essas lágrimas porque assim mami sentiu que realmente eu estava triste por não estar com ela numa noite e dias tão importantes. De certeza que no fundo ficou contente por eu estar a chorar por ver que eu sinto a sua falta.
Na noite de Natal também estive com a minha irmã e com a filha dela, portanto, sempre me senti mais quentinha.
Por falar na mana, a M. e o F. andam a tentar descobrir o meu blog, não sei porque têm tanta curiosidade. Até acho piada mas não gostaria que descobrissem, de modo que eu consiga continuar a ser autêntica que é o meu desejo neste espaço.
Mas a M conhece-me tão bem que quando disse palavras chave que colocaria para tentar descobrir disse "vida" e "palavras" entre outras o que achei imensa piada.
Até disseram que íam fazer uma sociedade para tentar descobrir o blog. Fico muito feliz que sejam tão amigos e se deêm tão bem. Espero que seja sempre assim.
Voltando ao Natal, gosto da familia do F, são bastante diferentes de nós, porque mesmo no seio familiar mais próximo são bastante low profile, não grandes abraços, nem cantorias, nem grandes festas. Confesso que gosto desta vertente da nossa familia. Gosto muito do afecto e de dar fortes abraços a quem me apetecer.
Gosto imenso de quando estou com as minhas avós lhes fazer festinhas e ficar ali um bocadinho a dar-lhes o meu miminho. São tão queridas. Bem sei que com os filhos às vezes são um pouco chatinhas porque se queixam disto e daquilo, mas também têm que falar sobre alguma coisa.
A parte boa é que a minha avó com quem eu não estive (paterna) faz anos dia 4 e dia 5é a festa, junta-se ainda mais familia que no natal porque os meus primos casados dividem-se no natal e nos anos da minhas avó está mesmo toda a gente, todos temos muito respeito por ela. No ano passado fez 80 anos e até veio a minha tia e primos que estão na Alemanha para ninguém faltar à grande festa.
No dia 23, foi dia de voluntariado, ao final da tarde de domingo, é o meu turno. Confesso que das últimas vezes penso um pouquito mais em tudo o que vejo. No domingo estive com uma menina de 17 meses que está no IPO desde maio, e neste momento está a aguardar uma transplante de medula visto que tem leucemia. Ainda não anda, atraso provavelmente devido ao seu problema, mas uma menina muito perspicaz. Estava no isolamento há 3 semanas. Fez-me pensar no que se transformou a vida daqueles pais, um deles deve ter deixado de trabalhar um terá tirado uma licença sem vencimento se tiver um emprego que lhe permita. Como não fazemos esse tipo de perguntas, apenas são suposições da minha parte.
Pensar por exemplo que a menina estava no isolamento há 3 semanas, aí os pais têm que estar com um fato protector para não lhe transmitirem micróbios, etc e o fato é super incómodo. Para além de estarem fechados num quarto durante dias a fio. Deve ser desesperante, pelo menos naquele caso há a esperança do transplante, mas há casos em que a esperança deve ser minima e os pais apenas estão ali até ver os seus filhos morrerem.
Umas das coisas que conclui desse dia é que vou seguramente, quando tiver filhos, querer preservar as células do cordão umbilical, prefiro abdicar seja do que for, mas ter essa segurança em caso de necessidade. E rezar para que nunca sejam precisas. Que será o maior sinal que serão saudáveis.
Na terça antes do Natal nasceu a minha terceira sobrinha, a S, muito fofa, tem mesmo cara de menina. Ao contrário dos meus outros dois sobrinhos, no dia em que nasceu tinha logo uma aparência fantástica. Confesso que pela primeira vez tive aquela sensação, "era giro ter um biblo destes lá em casa". Os meus outros sobrinhos têm 3 anos e 3 e meio, quando eles nasceram eu achava que estava a anos luz de tal coisa.
Olhava para essa realidade como tão distante, e agora passados apenas 3 anos é engraçado como a minha sensação foi completamente diferente.
Para mim foi uma revelação de mim mesma, só espero que o F se comece também a sintonizar no mesmo botão que eu para um dia do próximo ano começarmos a falar sobre esse assunto.
Para fevereiro ou março vou fazer novo papanicolau, aí vou saber se está tudo ok, se estiver e não existirem sinais de células pré-cancerigenas penso que podemos ponderar a hipótese de começar a tentar. Tenho que falar muito bem com a médica sobre o assunto.
Tenho muito mais para dizer mas como tenho jantar em casa dos meus queridos sogrinhos, fica para outro dia.
Beijinhos, bom fim-de-semana.
Se não voltar a escrever, desejo desde já um óptimo 2008.
S.R
sexta-feira, dezembro 28, 2007
Mensagem de Feliz Natal
Vou partilhar convosco aquela que foi a minha mensagem para desejar Feliz Natal aos meus amigos:
Pensamentos & Ideias
O amor exterioriza-se ...
"O AMOR EXTERIORIZA-SE POR MEIO DE ACÇÕES. SE NÃO EXPRIMIR O SENTIMENTO POSITIVO E FIZER O QUE ACIMA SE DIZ, O AMOR TORNA-SE IMPERFEITO, TRUNCADO E DESCOLORIDO."
Walter Riso
Neste NATAL não te esqueças de ti.
Temos o direito de gostar de nós, de dispormos do nosso tempo, de descobrirmos os nossos gostos, de cuidarmos de nós, de fazermos escolhas e não nos sentirmos culpados por isso.
Espero que já tenhas comprado o teu presente de Natal.
Eu já comprei o meu.
FELIZ NATAL!
Espero que o teu Natal seja vivido com muito amor e harmonia.
Um grande beijinho.
S.R
Pensamentos & Ideias
O amor exterioriza-se ...
"O AMOR EXTERIORIZA-SE POR MEIO DE ACÇÕES. SE NÃO EXPRIMIR O SENTIMENTO POSITIVO E FIZER O QUE ACIMA SE DIZ, O AMOR TORNA-SE IMPERFEITO, TRUNCADO E DESCOLORIDO."
Walter Riso
Neste NATAL não te esqueças de ti.
Temos o direito de gostar de nós, de dispormos do nosso tempo, de descobrirmos os nossos gostos, de cuidarmos de nós, de fazermos escolhas e não nos sentirmos culpados por isso.
Espero que já tenhas comprado o teu presente de Natal.
Eu já comprei o meu.
FELIZ NATAL!
Espero que o teu Natal seja vivido com muito amor e harmonia.
Um grande beijinho.
S.R
sexta-feira, dezembro 14, 2007
Mais um aniversário por festejar
Hoje seria mais um dia e mais um ano de aniversário de casamento dos meus pais.
Imagino que dada a ausência do meu Pai seja um dia muito dificil para a minha mãe.
Por isso logo pela manhã enviei-lhe um e-mail com um grande beijinho com muito carinho.
Obtive uma resposta que me deixou com os olhos marejados de lágrimas:
"Olá minha filhota
Eu sabia k não ias esquecer. Tava um dia exactamente como o de hoje..uma boa camada de geada mas um sol a brilhar. Já chorei um bocadito, mas o trabalho obriga-me a ultrapassar.
ADORO-TE. Bjinhos"
Enquanto lia o e-mail alguém entrou no meu gabinete e disse algo que não faço ideia o que foi dada a minha emoção.
No que toca ao assunto Pai há dias mais dificeis que outros, quando se tratam de datas especiais não há como evitar uma enorme tristeza e que os olhos teimem em brilhar e todo o dia me acompanha um coração muito apertadinho.
O Natal destes últimos 6 anos foi complicado, muito complicado. Lembro-me de pensar muitas vezes, "só quero que o dia chegue e passe, para deixar de pensar nisto" e quando passava sentia alivio. Não havia qualquer alegria no meu coração. Pelo contrário, tinha que esconder a minha tristeza para dar força à minha mana e mami. Mas era tudo muito dificil.
Lembro-me de um Natal em que no dia 24 tive um acidente em que disparou o airbag, e até fui ao hospital, fiquei com várias nódoas negras, etc. E esse Natal foi por incrivel que pareça mais fácil do que os que o antecederam porque a dor fisica substituiu a dor psicológica, que seria bem forte.
Agora a vida mudou e de acordo com o que eu esperava desde casei sinto-me completamente diferente. Sei que passo o Natal com o F e isso já é maravilhoso. De resto vamos tentando conciliar os nossos interesses. Este ano não vou à minha avó paterna no dia de Natal o que vai custar bastante, mas é assim e temos que ceder um pouquito.
Hoje o F tem o jantar da empresa por isso vou aproveitar para estar com 2 ou 3 amigas e por a conversa em dia. Que sabe tão bem.
Posso dizer-vos que uma delas tinha casamento marcado para setembro e teve a coragem de desmarcar, se me lembro bem, em abril mais ou menos. O namorado também é nosso amigo e aobviamente foi um choque para nós, ainda para mais já moravam juntos há imenso tempo.
Pelo que percebi a MD começou a pensar que teria que aturar os defeitos do N durante a vida toda e que não estava para aí virada, é para vermos o peso que a instituição casamento ainda tem para algumas pessoas (e eu bem sei que já passei por isso e realmente a altura que antece o casamento é complicada, parece que todos os defeitos da nossa cara-metade são muito maiores do que são na realidade por pensarmos que vamos ter que suportar certas coisas para o resto da vida).
O mais curioso é que passados estes meses eles andam no "chove não molha". Esperemos que o N mude um pouquito porque sentindo a falta da MD percebe que ela lhe faz efectivamente muita falta e abdique um pouco do seu mau feitio e egoismo para que possam ser felizes.
Fico muito contente por eles e é muito giro vê-los nest fase porque desde que somos amigos que eles moram juntos e agora que somos todos adultos e temos 28 anos, separaram-se e cada um tem a sua casa e andam naquela de irem dormir a casa um do outro como se fossem namoraditos há pouco tempo. E a MD chega a casa do N e não faz rigorosamente nada e muito bem na minha opinião. Um dos stresses deles era precisamente esse já que o N não fazia nada em casa porque a MD sempre o habituou muito mal. E depois dá nisto.
Na realidade quero que aconteça o que for melhor para eles, juntos ou separados, quero mesmo é que sejam muito felizes porque são muito porreiros.
A MD é uma miuda super divertida, está sempre a fazer-nos rir com as suas histórias pessoais e profissionais, fala pelos cotovelos. A minha mana já me disse que nunca daria para amiga dela, não gosta de pessoas tão aceleradas e que falem tanto.
A minha mana é uma pessoa muito discreta. No entanto, agora que foi para a área comercial e está a vestir a camisola acho que vai mostrar uma vertente que ela própria desconhecia.
É assim, das coisas mais engraçadas que existem é a possibilidade de nos surpreendermos a nós próprios e isso acontece muitas vezes, pena é que nem sempre é pela positiva, mas quando é temo que saber aproveitar e também temos que ter orgulho em nós, caso contrário quem terá?.
E lá vou eu jantar com as ladies.
E amanhã vou ver a festa de Natal da R, minha sobrinha e afilhada, imaginem que a pequenina de 3 aninhos vai recitar um poema. Vou adorar, estou ansiosa. Que grande responsabilidade da nossa menina. Vê-se bem a postura que ela tem na escolinha para lhe concederem esta missão. E em uma capacidade de decorar fantástica, sabe todas as músicas de cor. Anda sempre a cantarolar, é uma delicia.
Bom fim-de-semana.
Sempre,
S.R
Imagino que dada a ausência do meu Pai seja um dia muito dificil para a minha mãe.
Por isso logo pela manhã enviei-lhe um e-mail com um grande beijinho com muito carinho.
Obtive uma resposta que me deixou com os olhos marejados de lágrimas:
"Olá minha filhota
Eu sabia k não ias esquecer. Tava um dia exactamente como o de hoje..uma boa camada de geada mas um sol a brilhar. Já chorei um bocadito, mas o trabalho obriga-me a ultrapassar.
ADORO-TE. Bjinhos"
Enquanto lia o e-mail alguém entrou no meu gabinete e disse algo que não faço ideia o que foi dada a minha emoção.
No que toca ao assunto Pai há dias mais dificeis que outros, quando se tratam de datas especiais não há como evitar uma enorme tristeza e que os olhos teimem em brilhar e todo o dia me acompanha um coração muito apertadinho.
O Natal destes últimos 6 anos foi complicado, muito complicado. Lembro-me de pensar muitas vezes, "só quero que o dia chegue e passe, para deixar de pensar nisto" e quando passava sentia alivio. Não havia qualquer alegria no meu coração. Pelo contrário, tinha que esconder a minha tristeza para dar força à minha mana e mami. Mas era tudo muito dificil.
Lembro-me de um Natal em que no dia 24 tive um acidente em que disparou o airbag, e até fui ao hospital, fiquei com várias nódoas negras, etc. E esse Natal foi por incrivel que pareça mais fácil do que os que o antecederam porque a dor fisica substituiu a dor psicológica, que seria bem forte.
Agora a vida mudou e de acordo com o que eu esperava desde casei sinto-me completamente diferente. Sei que passo o Natal com o F e isso já é maravilhoso. De resto vamos tentando conciliar os nossos interesses. Este ano não vou à minha avó paterna no dia de Natal o que vai custar bastante, mas é assim e temos que ceder um pouquito.
Hoje o F tem o jantar da empresa por isso vou aproveitar para estar com 2 ou 3 amigas e por a conversa em dia. Que sabe tão bem.
Posso dizer-vos que uma delas tinha casamento marcado para setembro e teve a coragem de desmarcar, se me lembro bem, em abril mais ou menos. O namorado também é nosso amigo e aobviamente foi um choque para nós, ainda para mais já moravam juntos há imenso tempo.
Pelo que percebi a MD começou a pensar que teria que aturar os defeitos do N durante a vida toda e que não estava para aí virada, é para vermos o peso que a instituição casamento ainda tem para algumas pessoas (e eu bem sei que já passei por isso e realmente a altura que antece o casamento é complicada, parece que todos os defeitos da nossa cara-metade são muito maiores do que são na realidade por pensarmos que vamos ter que suportar certas coisas para o resto da vida).
O mais curioso é que passados estes meses eles andam no "chove não molha". Esperemos que o N mude um pouquito porque sentindo a falta da MD percebe que ela lhe faz efectivamente muita falta e abdique um pouco do seu mau feitio e egoismo para que possam ser felizes.
Fico muito contente por eles e é muito giro vê-los nest fase porque desde que somos amigos que eles moram juntos e agora que somos todos adultos e temos 28 anos, separaram-se e cada um tem a sua casa e andam naquela de irem dormir a casa um do outro como se fossem namoraditos há pouco tempo. E a MD chega a casa do N e não faz rigorosamente nada e muito bem na minha opinião. Um dos stresses deles era precisamente esse já que o N não fazia nada em casa porque a MD sempre o habituou muito mal. E depois dá nisto.
Na realidade quero que aconteça o que for melhor para eles, juntos ou separados, quero mesmo é que sejam muito felizes porque são muito porreiros.
A MD é uma miuda super divertida, está sempre a fazer-nos rir com as suas histórias pessoais e profissionais, fala pelos cotovelos. A minha mana já me disse que nunca daria para amiga dela, não gosta de pessoas tão aceleradas e que falem tanto.
A minha mana é uma pessoa muito discreta. No entanto, agora que foi para a área comercial e está a vestir a camisola acho que vai mostrar uma vertente que ela própria desconhecia.
É assim, das coisas mais engraçadas que existem é a possibilidade de nos surpreendermos a nós próprios e isso acontece muitas vezes, pena é que nem sempre é pela positiva, mas quando é temo que saber aproveitar e também temos que ter orgulho em nós, caso contrário quem terá?.
E lá vou eu jantar com as ladies.
E amanhã vou ver a festa de Natal da R, minha sobrinha e afilhada, imaginem que a pequenina de 3 aninhos vai recitar um poema. Vou adorar, estou ansiosa. Que grande responsabilidade da nossa menina. Vê-se bem a postura que ela tem na escolinha para lhe concederem esta missão. E em uma capacidade de decorar fantástica, sabe todas as músicas de cor. Anda sempre a cantarolar, é uma delicia.
Bom fim-de-semana.
Sempre,
S.R
Pensamento da semana
... NO CAMINHO CERTO?
"UMA COISA É ACHAR QUE ESTÁ NO CAMINHO CERTO, OUTRA É ACHAR QUE O SEU CAMINHO É O ÚNICO. NUNCA PODEMOS JULGAR A VIDA DOS OUTROS, PORQUE CADA UM SABE DA SUA PRÓPRIA DOR E RENÚNCIA."
Paulo Coelho
Com um grande beijinho, completo o pensamento desta semana com a frase de Carlos Drummond de Andrade: "Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar".
BOM FIM-DE-SEMANA!!!
S.R
"UMA COISA É ACHAR QUE ESTÁ NO CAMINHO CERTO, OUTRA É ACHAR QUE O SEU CAMINHO É O ÚNICO. NUNCA PODEMOS JULGAR A VIDA DOS OUTROS, PORQUE CADA UM SABE DA SUA PRÓPRIA DOR E RENÚNCIA."
Paulo Coelho
Com um grande beijinho, completo o pensamento desta semana com a frase de Carlos Drummond de Andrade: "Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar".
BOM FIM-DE-SEMANA!!!
S.R
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Dia Internacional do Voluntário
Vou partilhar convosco a frase que a coordenadora da Acreditar do Porto nos enviou no dia internacional do voluntário:
"Não queria deixar passar este dia sem vos dar os parabéns pela vossa escolha quando um dia decidiram partilhar algumas horas da vossa vida com quem precisa de um sorriso. Este dia pertence-vos, obrigada a todos!"
Senti-me muito preenchida qundo li estas palavras.
Esta é uma experiência minha que resguardo (apenas contei à minha mãe, mana e marido), apenas partilho convosco aqui no meu cantinho anónimo. Há pessoas que vejo que publicitam este tipo de iniciativas, o que sinto é que caso o fizesse para mim perderia parte do sentido. Creio que algumas dessas pessoas participam neste tipo de iniciativas porque fica bem perante a sociedade ou porque é moda e não pelas verdadeiras razões que o voluntariado deve ser encarado.
Um forte abraço,
S.R
"Não queria deixar passar este dia sem vos dar os parabéns pela vossa escolha quando um dia decidiram partilhar algumas horas da vossa vida com quem precisa de um sorriso. Este dia pertence-vos, obrigada a todos!"
Senti-me muito preenchida qundo li estas palavras.
Esta é uma experiência minha que resguardo (apenas contei à minha mãe, mana e marido), apenas partilho convosco aqui no meu cantinho anónimo. Há pessoas que vejo que publicitam este tipo de iniciativas, o que sinto é que caso o fizesse para mim perderia parte do sentido. Creio que algumas dessas pessoas participam neste tipo de iniciativas porque fica bem perante a sociedade ou porque é moda e não pelas verdadeiras razões que o voluntariado deve ser encarado.
Um forte abraço,
S.R
Pensamento da semana
Pensamentos & Ideias
Duas portas...!
"QUANDO NA VIDA UMA PORTA SE FECHA PARA NÓS, HÁ SEMPRE UMA OUTRA QUE SE NOS ABRE. O MAL É QUE, EM GERAL, OLHAMOS COM TANTO PESAR E RESSENTIMENTO PARA A PORTA FECHADA QUE NÃO NOS APERCEBEMOS DAQUELA QUE SE ABRIU AO NOSSO LADO".
J. PAUL SCHMIDT
Responde adequadamente à vida abrindo as portas dos teus sonhos.
Com muito carinho,
S.R
Duas portas...!
"QUANDO NA VIDA UMA PORTA SE FECHA PARA NÓS, HÁ SEMPRE UMA OUTRA QUE SE NOS ABRE. O MAL É QUE, EM GERAL, OLHAMOS COM TANTO PESAR E RESSENTIMENTO PARA A PORTA FECHADA QUE NÃO NOS APERCEBEMOS DAQUELA QUE SE ABRIU AO NOSSO LADO".
J. PAUL SCHMIDT
Responde adequadamente à vida abrindo as portas dos teus sonhos.
Com muito carinho,
S.R
Assinar:
Postagens (Atom)