quinta-feira, janeiro 29, 2009

A lua



Vou partilhar por curiosidade este e-mail que me enviaram ... cá vai ...

Quanto às teorias das avós, que metem invariavelmente a Lua nestas contas, calcula-se que a gravidez tenha a duração de dez meses lunares, ou seja, 280 dias, que são as 40 semanas que os médicos calculam.

A Lua sempre foi relacionada com os ciclos femininos.
O ciclo menstrual feminino tem habitualmente 28 dias, tal como o ciclo da Lua ao passar pelas suas quatro fases. Por isso o tempo de gravidez se calculava pela Lua, antes de haver ecografias.

Mesmo não sabendo explicar porquê, muitos médicos verificam que existem mais partos nas maternidades nos períodos de mudança da Lua.
Um estudo revelou que há mais nascimentos entre o quarto minguante e a Lua Nova e que nascem menos bebés no quarto crescente.

Até breve,
S.R

4 comentários:

Mary disse...

Não é por nada, mas Baby V. nasceu na mudança da lua (cheia) e Baby C. quis nascer na mesma situação, às 35 semanas... os médicos é que não deixaram :-)

For you disse...

Mary, deixaste-me com a pulga atrás da orelha?!

Claro que não resisti a ir ver as luas.

Então é assim, há lua cheia a 26 de Março quando estarei com 36 semanitas... hummmmm....

Neste momento estou com 28 semanas!!!!!!

Cookie disse...

Andava eu por aqui a espreitar quando recebo o teu telefonema a dizer que está tudo bem com o nosso menino! Que grande alegria!
Quanto ao teu post, fui logo consultar o calendário... de preferência o bebé que se aguente mais duas semanitas, pelo menos, mas se tiver q ser nessa semana, tudo bem... já terei voltado das férias... a tia deixa!

Beijos ansiosos por que o tempo passe e possamos ter no nosso colo essa vida preciosa!
M.

Mary disse...

Uma lua às 36 semanas?! Credo, é muito cedo, vais ver que não vai acontecer nada nessa! Eu é que tenho tendência para não levar as gravidezes até ao fim do tempo!